Coffee Coin (COFBR) é um token ERC-20, com função de voucher e stablecoin relacionados ao quilo de café. Diferente de uma stablecoin atrelada ao dólar, seu valor é atrelado ao preço do quilo de um tipo específico de café e seu objetivo é dar liquidez e pulverizar o investimento nesta commodity tão relevante para a economia brasileira.
Ainda está confuso? Não se preocupe, vamos explicar direitinho para você.
Como Coffee Coin funciona?
Coffee Coin (COFBR) é um token lastreado no quilo de um tipo de café específico:
- 1kg de Café verde (grão / cru);
- Arábica;
- Tipo: 6/7;
- Bebida Dura;
- 15% de catação;
- Padrão Minasul 30A.
Todo token é emitido através de contrato inteligente construído na blockchain do Ethereum (ETH), sob o padrão ERC-20 – para tokens fungíveis.
As emissões ocorrem apenas quando existe a quantidade de café correspondente sob custódia da empresa Minasul, emissora do token, o que garante sua estabilidade de preço em relação ao mercado aberto de commodities.
Sempre que a companhia adquirir novas sacas de café sob custódia, novos tokens são emitidos; ao mesmo tempo em que sempre que a empresa se desfizer de sacas de café, ela fará a recompra dos tokens a preço de mercado, seguido da queima destas unidades.
Todas as informações referentes ao café armazenado na Minasul – como safra, produção, validade e demais detalhes – serão registradas e atualizadas na blockchain, conforme necessidade.
Os donos de COFBR podem trocar seus Coffee Coins por sacas reais de café, se desejarem, seguindo algumas regras estabelecidas pelo projeto, com um mínimo de 1.500kg em sacas de café.
Ou podem especular e investir na commodity, comprando e vendendo COFBR no mercado secundário (exchanges), como é o caso da Foxbit.
Quais as vantagens da COFBR?
Uma grande vantagem do Coffee Coin é a facilidade em investir no agronegócio e na commodity “mais brasileira” de forma fácil e com mais liquidez.
Normalmente o café, como commodity, é comercializado apenas em grandes quantidades (em “atacado”) ou através de contratos futuros – que criam uma camada extra de complexidade e são produtos puramente especulativos, que não necessariamente representam unidades reais de café no mercado.
Ao tokenizar seu produto, a Minasul consegue fracionar seus ativos em custódia e abrir a participação para o investidor comum de varejo. Não só aumenta a liquidez do mercado à vista de café, mas pode servir como ferramenta para o pequeno produtor, acumulando vouchers em preços médios, antes de resgatar a quantidade desejada em sacas de café.
Com o processo todo auditado e a emissão necessariamente atrelada a um produto existente, todo o processo fica mais seguro, barato e facilitado para o investidor de Coffee Coin.
Quem está trabalhando com Coffee Coin?
O Coffee Coin (COFBR) foi lançado no dia 01 de junho de 2021 e é um produto criado pela Stonoex, empresa especializada em tokenização e comercialização de criptoativos, para a Cooperativa Agroindustrial de Varginha – Minasul.
O ecossistema, no entanto, está crescendo. Com diversas parcerias como é o nosso caso aqui na Foxbit, trabalhando para melhorar a liquidez e o acesso ao COFBR em todo o Brasil.
Como guardar COFBR com segurança?
O investidor pode manter seu token em custódia com a Foxbit, ou utilizar carteiras com suporte à Ethereum Virtual Machine (EVM) e tokens ERC-20, como é o caso da Metamask, Ledger, Trezor, entre outras.
Onde comprar COFBR?
Coffee Coin (COFBR) está disponível para compra e venda, pareada ao Real Brasileiro (BRL), na Foxbit, possibilitando uma experiência de negociação intuitiva, fácil e segura.