Dentre alguns tipos de ordens de compra ou venda de um ativo, a ordem stop é talvez a mais utilizada por quem gosta de ter uma margem de segurança em seus trades. A ordem stop basicamente fixa a compra/venda de um título quando seu preço ultrapassa um determinado ponto no gráfico, limitando a perda do investidor ou consolidando um lucro.
Uma vez que o preço cruza o ponto de entrada ou saída predefinido, a ordem é executada.
As ordens stop vêm em algumas variações diferentes, mas são todas efetivamente condicionais com base em um preço que ainda não está disponível no mercado assim que a ordem é originalmente colocada. Assim que o preço futuro estiver disponível, uma ordem stop será acionada, mas dependendo do tipo, a corretora irá executá-la de forma diferente.
Normalmente ela é usada para te proteger de grandes oscilações para baixo, mas também pode ser utilizada como uma ordem de entrada. Se você quiser abrir uma posição assim que o preço de uma cripto estiver subindo, uma ordem stop de mercado pode ser definida acima do preço de mercado atual, que se transforma em uma ordem de mercado normal assim que seu preço stop for atingido.
Vale notar que na Foxbit a ordem em questão é a stop Market, ou seja, ela não será executada com a cotação estipulada como na stop limite, a cotação estipulada na ordem serve apenas como gatilho de execução, porém a ordem será executada a mercado.
Como elas funcionam?
As “stop orders” são acionadas quando uma criptomoeda passa de um ponto de preço específico (quando então elas são convertidas em ordens de mercado).
A partir desse preço determinado, as ordens stop são convertidas em ordens de mercado para serem executadas no melhor preço disponível.
Stop de Compra (exemplo): utilizado para que você escolha executar a compra apenas se o mercado subir. Basta você colocar a quantidade e o preço que deseja utilizar como gatilho, esse preço deve ser superior ao preço da moeda no momento atual. Caso o mercado atinja esse preço então suas moedas serão compradas imediatamente.
Stop de Venda (exemplo): utilizado para aumentar o controle de suas perdas. Você decide que, caso o preço de uma moeda caia abaixo de um determinado valor, então você deve vender as suas moedas ao preço de mercado. Basta você colocar a quantidade e o preço que deseja utilizar como gatilho, esse preço deve ser inferior ao preço da moeda no momento atual. Caso o mercado atinja esse preço então suas moedas serão vendidas imediatamente.
Um ponto importante a salientar é que não importa o quão rápido seja a recuperação do preço, uma vez que o stop loss é acionado, a ordem é executada (e não tem volta). Essa certeza garante ao investidor uma maior previsibilidade, que pode ser bem utilizada para se seguir alguma estratégia em específico.
Quando se utilizar de uma ordem stop?
A melhor parte sobre as ordens stop é que elas são livres, você pode decidir exatamente em que preço quer que elas sejam executadas. Na prática, pode funcionar quase que como um “seguro” contra grandes movimentações negativas. Outro benefício das ordens stop é que você não precisa verificar constantemente o mercado para tomar decisões, já que você pode deixar decisões programadas, caso ocorra um determinado cenário A ou B.
Ou seja, não existe uma regra exata em relação a quando utilizá-la, e sim, o preço definido deve partir de alguma estratégia sua.
Ex.: “quando o preço atingir X preço, venderei para realizar alguns lucros.” Nessa situação, você pode ficar acompanhando o mercado ininterruptamente, aguardando ansioso pelo momento em que o preço atingir o valor X. Ou então, como um investidor experiente faria, você pode apenas colocar uma ordem stop exatamente sobre o valor X, para que ela se auto execute ao atingir o valor X. Muito mais fácil, legal e produtivo, concorda?
Riscos
Suas ordens podem não ser executadas
Diferentemente das ordens à mercado (as quais se adaptam à oferta e demanda momentânea para serem executadas), as ordens stop não são adaptativas. Ou seja, elas só serão executadas APENAS no caso do preço da criptomoeda atingir o preço que você pré-determinou. Por este motivo, é possível que você determine um preço X, a criptomoeda não atinja o preço X, e por isso sua ordem NÃO seja executada. Portanto, deve-se sempre ficar de olho na sua lista de ordens na Foxbit, para checar se todas foram realmente executadas.
Ficar no prejuízo
Dadas as flutuações naturais de mercado, sua ordem pode ser executada em situações não muito favoráveis.
Ex.: O BTC hoje está a 200k reais. Você coloca uma ordem de compra em 199k, prevendo um pullback e posteriormente uma alta do preço. Acontece que o preço caiu para 199k (e aí a ordem foi executada), mas logo em seguida caiu para 190k. Não era bem o que você gostaria, mas a ordem foi executada de maneira correta, conforme haveria de ser. Esse caso é algo do mercado, não pode ser considerado uma falha na ordem.
Como criar uma ordem Stop na Foxbit?
Vamos te ensinar a criar uma ordem stop na Foxbit. Esse tipo de ordem serve para se proteger da variação de preço do Bitcoin.
Por exemplo, na ordem abaixo, eu vou me proteger de uma eventual queda de preço do Bitcoin.
Se eu acredito que ele ficará abaixo dos R$200.000,00 eu posso programar uma ordem “Stop” de venda.
Assim, quando o Bitcoin chegar a R$201.000,00 eu terei vendido e me protegido, podendo recomprar depois caso o preço dele caia mais ainda.
Confira o passo a passo:
Ao acessar sua conta, no menu lateral esquerdo, clique em “Livro de ofertas”
- Ainda no menu lateral esquerdo, clique em “BTC/BRL” e selecione o par que deseja;
- Você verá os tipos de ordens disponíveis. Clique em “Stop Market” e indique se deseja utilizá-la para “Comprar” ou “vender”;
Tanto na opção de compra quanto na de venda, você pode digitar o valor desejado ou selecionar as porcentagens pré-estabelecidas.
Após isso, clique no botão “Abrir ordem” e sua ordem será executada assim que o criptoativo atingir o valor indicado.
- Você pode conferir suas ordens em aberto no menu abaixo do gráfico. Podendo cancelar quando quiser clicando em “Cancelar”.