Os precatórios podem contribuir fortemente para dar segurança e balancear os riscos globais da sua carteira de investimentos. Uma estratégia sugerida para iniciantes para qualquer investimento é que se comece com uma pequena porcentagem da carteira, para com o tempo ir aumentando a posição.
De acordo com sua estratégia, a compra desses títulos pode ser vantajosa para um portfólio, pois a valorização de um precatório pode ultrapassar muitas vezes o rendimento da poupança e outros investimentos, como o CDB.
Alguns precatórios podem ultrapassar retornos de 20% de acordo com o deságio e estimativa de liquidação. A título de comparação, a poupança rendeu 1,4% ao ano em 2020, isso significa que você perdeu dinheiro para a inflação, que foi de 4,52%.
Em resumo, os precatórios podem ser ótimas opções para a composição da carteira de investimentos, uma vez que o crédito será devidamente atualizado até o pagamento, além de, principalmente, o deságio que é praticado no momento da compra.
Ou seja, o precatório mescla um interessante potencial de retorno (bem acima de vários títulos de renda fixa comuns no mercado) com a segurança de ter o governo do outro lado do investimento.
Precatório vs CDI vs Poupança
Tokens de precatório são investimentos alternativos de médio prazo com rentabilidade estimada superior a investimentos tradicionais como CDB, tesouro direto e poupança com prazo estimado para recebimento a depender de cada título de precatório, mas que geralmente variam entre 16 a 20 meses.
Veja abaixo as projeções de rendimento dos precatórios FTPC-34645 e FTPC-35782 comparado com Poupança e CDI (selic):