A criptomoeda bitcoin tem valor porque é útil como uma forma de dinheiro. Possui características do dinheiro (durabilidade, portabilidade, fungibilidade, escassez, divisibilidade e reconhecibilidade) com base nas propriedades da matemática, em vez de depender de propriedades físicas (como ouro e prata) ou confiar nas autoridades centrais (como moedas fiduciárias). Em suma, o bitcoin é apoiado pela matemática. Com esses atributos, tudo o que é necessário para uma forma de dinheiro manter valor é confiança e adoção. No caso do bitcoin, isso pode ser medido por sua crescente base de usuários, comerciantes e startups. Como em todas as moedas, o valor do bitcoin vem somente e diretamente de pessoas dispostas a aceitá-los como pagamento.
Portanto, a principal característica que determina o seu valor é a lei de oferta e demanda. O bitcoin possui a característica de escassez, já que seu fornecimento está limitado a 21 milhões de moedas. Isso é fundamental para a apreciação e valorização de preço, já que caso mais pessoas a demandem, por ser escasso, seu valor naturalmente sobe. Isso se chama reserva de valor.
Desde que foi criado em 2008, a demanda do mercado de criptomoedas só cresceu. Algumas criptomoedas como o BTC estão sendo cada vez mais procuradas, e isso fez com que ao longo do tempo seu valor subisse.
É importante destacar que a falta de regulação pode impactar no valor de um ativo, mas não impede que ele se valorize. As pessoas tendem a valorar algo se elas encontram alguma utilidade para o bem ou serviço. Dessa forma, quanto mais necessitam desse bem ou serviço, mais valor atribuem a ele e, caso seja escasso, resulta em uma valorização ainda maior.
Outros fatores que impactam no valor do BTC, ou qualquer outra criptomoeda são:
- O custo de produção de um bitcoin através do processo de mineração;
- As recompensas emitidas aos mineradores de bitcoin para verificar as transações no blockchain;
- O número de criptomoedas concorrentes;
- As exchanges que a negociam;
- Regulamentos que regem sua venda;
- Sua governança interna.
Hoje o bitcoin é a criptomoeda mais conhecida e com maior market cap, mas isso não significa que será para sempre assim. Esse ecossistema, ainda incipiente, está em constante evolução e muitos novos projetos e descobrimentos decorrentes de estudos e pesquisas vão emergir, o que torna possível o avanço de novas moedas que talvez ainda nem existam. Portanto, não existe nenhuma garantia de dominância vitalícia do bitcoin. Mas por outro lado, como é uma moeda em constante evolução, o bitcoin também pode adotar melhorias já encontradas em outras moedas, desde que não altere partes fundamentais do protocolo.
Do que o bitcoin difere?
O bitcoin é uma moeda digital totalmente autônoma, ou seja, ela não sofre nenhuma influência de política monetária, taxas de inflação e medidas voltadas ao crescimento econômico, fatos que normalmente influenciam no valor de uma moeda fiduciária.
O bitcoin também difere de uma ação ou título, dado que o BTC não é uma corporação, mas sim um protocolo independente e descentralizado.
Não é um esquema Ponzi
Também é importante destacar que o bitcoin não é um esquema Ponzi.
Um esquema de Ponzi é uma operação fraudulenta de investimento que paga retornos a seus investidores com seu próprio dinheiro, ou o dinheiro pago por investidores subsequentes, em vez de com o lucro obtido pelas pessoas que administram o negócio. Os esquemas de Ponzi são projetados para entrar em colapso às custas dos últimos investidores quando não há novos participantes suficientes.
Bitcoin é um projeto de software livre sem autoridade central. Consequentemente, ninguém está em posição de fazer representações fraudulentas sobre retornos de investimentos. Como outras moedas importantes, como ouro, dólar dos Estados Unidos, euro, iene, etc., não há poder de compra garantido e a taxa de câmbio flutua livremente. Isso leva à volatilidade, onde os proprietários de bitcoins podem ganhar ou perder dinheiro imprevisivelmente. Além da especulação, o Bitcoin também é um sistema de pagamento com atributos úteis e competitivos que estão sendo usados por milhares de usuários e empresas.