Hathor é uma plataforma para transações e contratos financeiros que busca combinar escalabilidade com descentralização, criando uma solução inovadora para vários casos de uso, semelhante ao que a Ethereum e outras blockchains de primeira camada pretendem atingir, mas garantindo uma rede com confirmações quase instantâneas através de um sistema DAG; segurança, através de uma blockchain sequencial; e zero taxas, através da pequena emissão de novas moedas através da mineração.
Ainda está confuso? Não se preocupe, vamos explicar direitinho para você.
Como Hathor funciona?
Buscando solucionar as trocas presentes no trilema da blockchain, o protocolo de consenso da Hathor decidiu fazer uma abordagem completamente inovadora, unindo boas características de diferentes projetos e criando um mecanismo único.
O bloco gênesis, assim como o Bitcoin, dá início à rede através da criação das primeiras unidades do token nativo – HTR – possibilitando a realização de transações através de três métodos:
1 – Transações que ocorrem em blockchain sequencial (semelhante ao BTC), em momentos de baixa saturação e uso da rede, garantindo transações mais seguras e uma rede menos vulnerável a ataques externos;
2 – Transações que ocorrem em DAG (Directed Acyclic Graph), de forma assíncrona, onde cada nova transação realizada, confirma a transação anterior de maneira independente – em momentos de alta saturação na rede, com foco em escalabilidade;
3 – Transações realizadas em DAG, em algum momento são inseridas em um bloco na blockchain sequencial, através do proof-of-work, consolidando a validez anterior.
Esta mesma regra (ou protocolo) é replicada para contratos financeiros – chamados de Nano Contracts – e outros tokens criados dentro da estrutura da Hathor.
A criação destes novos tokens, ou dos contratos, que funcionam como uma espécie de carteira multi-assinatura, que armazena valores financeiros e mensagens, transmitidas à rede, é muito acessível e intuitiva. De acordo com o site oficial do projeto, pode ser realizada em apenas alguns cliques, sem necessidade de conhecimento técnico avançado.
Quais as vantagens da HTR?
HTR é o token nativo da Hathor e é o ativo que dá vida a todo o ecossistema, sendo utilizado como ativo financeiro ou moeda de pagamento para serviços oferecidos pela plataforma de código open source, como criação de novos tokens ou contratos inteligentes.
É através do HTR que os mineradores são recompensados por seu trabalho de validar a rede, a partir da criação e emissão de novas moedas conseguidas pelo minerador a cada novo bloco descoberto.
HTR não possui um limite máximo de oferta, sendo que novos tokens serão sempre emitidos, para manter a rede funcionando e livre de taxas. Apesar disso, a emissão é pequena e diminui conforme diminui a demanda pelo protocolo, evitando assim criar uma pressão vendedora desproporcional, que poderia prejudicar o preço.
Qual o histórico de preço da HTR?
O preço da HTR passou por uma grande alta em abril e novembro de 2021, junto com o “bull market” que levou o preço do Bitcoin (ATH) para duas altas históricas, no mesmo momento.
A alta histórica de HTR em BRL ocorreu dia 21 de novembro de 2021, no valor de R$13,77, de acordo com o Coingolive.
Quem está trabalhando com Hathor?
Hathor foi fundada pela Hathor Labs, instituição que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento e adoção da rede hathor, que deverá ser um projeto open source e dirigido pela comunidade, de acordo com informações no site do projeto.
Os co-fundadores da Hathor Labs são: Yan Martins, Marcelo Salhab Brogliato, Layla Mendes, Pedro Ferreira e Jan Segre – sendo uma equipe constituída por brasileiros com experiência na indústria blockchain desde 2011.
Como guardar HTR com segurança?
No momento é possível guardar HTR na Hathor Wallet, disponível para download no site do projeto, ou rodando um full node e participando ativamente da rede.
Também é possível utilizar carteiras cripto multi-moedas, com suporte para Hathor.
Onde comprar HTR?
Hathor (HTR) está disponível para compra e venda, pareada ao Real Brasileiro (BRL), na Foxbit, possibilitando uma experiência de negociação intuitiva, fácil e segura.