Ao falar de bitcoin, já sabemos de suas inúmeras inovações. Entretanto, existe um grande risco de não armazenar com segurança as suas criptomoedas, o que pode acarretar na perda das mesmas.
Não faltam notícias sobre usuários que foram displicentes com o armazenamento de suas senhas e acabaram tendo elas extraviadas ou, simplesmente, esqueceram-nas, acarretando na perda total de seus fundos. Dessa forma, não subestime a importância da segurança ao comprar, vender e armazenar suas criptomoedas.
Simplificando, uma carteira digital (digital wallet) armazena as suas “contas” no Bitcoin. Na verdade, uma conta no sistema é denominada endereço público, uma simples sequência alfanumérica (ex.: 1EbBaN1o6Jr6kd2WXLUGHVwrgsftaFAjhdas), com a qual pode-se receber fundos de qualquer um. Quando você quer receber ou enviar bitcoins a alguém, esse é o endereço usado.
Muito importante: Jamais escreva à mão esse endereço ao passar para outra pessoa. Cada número e letra (maiúsculas e minúsculas) faz parte do endereço. Qualquer erro e a transação será enviada para outra conta. Quando for repassar adiante, copie e cole. Copie e cole! Não escreva à mão. Ao copiar e colar, confira se os caracteres foram copiados corretamente, pois existem vírus que podem trocar o endereço nesse momento.
Com uma carteira você pode criar quantos endereços públicos você quiser. Aliás, a maior parte das soluções de carteiras atualmente tem como padrão não reutilizar endereços públicos, sempre gerando uma nova “conta” para cada nova transação.
Reprisando, o endereço público você pode compartilhar com qualquer pessoa quando precisar receber fundos.
O que uma carteira digital armazena, na realidade, são as senhas associadas a cada um desses endereços públicos. Tais senhas são chamadas de chaves privadas. As senhas (chaves privadas) não podem ser reveladas a ninguém, pois elas dão acesso a todos os seus fundos na carteira. Abaixo será explicado como fazer backups das chaves privadas.
Há diversos tipos de carteiras disponíveis no mercado. Muitas são gratuitas, outras são dispositivos em hardware que devem ser adquiridos com o fabricante. Quer saber mais sobre as opções de carteiras? Veja aqui
Em termos de segurança de custódia, não há uma solução única. Especialmente para aqueles que estão dispostos a alocar um capital mais relevante, é importante adotar mais de uma solução, diversificando o risco de custódia.
Há sempre um trade-off entre acessibilidade e segurança. Carteiras mais facilmente acessíveis, como as que funcionam em simples aplicativo de smartphone, são menos seguras que carteiras de papel (paper-wallets). Denomina-se hot wallet as soluções que oferecem uma rápida e fácil acessibilidade – as carteiras mais “online” – e cold wallet as que exigem mais passos para poderem ser acessadas – estão geralmente mantidas em ambiente off-line.