Mais conhecidos por smart contracts, em inglês, eles são contratos autoexecutáveis resistentes à censura ou fraude. Uma vez programados e aceitos pelas partes, são irreversíveis.
Eles funcionam de forma parecida com uma máquina de refrigerantes comum, você insere o dinheiro e automaticamente recebe a latinha de refrigerante. A tecnologia no caso resolveu os problemas atrelados à necessidade de confiança, tanto que um comerciante não precisa estar ali presente para que ela funcione.
O conceito foi aprimorado pelo criptógrafo Nick Szabo nos anos 90, com a criação do termo smart contract. E hoje, com o advento da tecnologia blockchain, os contratos inteligentes são amplamente utilizados para aplicações financeiras descentralizadas.
Você pode programar um pagamento para ser realizado no dia de aniversário de alguém, por exemplo, ou mesmo depois do recebimento de algum produto. Eles podem ser usados até mesmo entre blockchains diferentes, como é o caso do atomic swap, que dispensa a necessidade de confiança para a negociação entre criptomoedas diferentes.
Entenda a tecnologia smart contract
Um smart contract — também conhecido como contrato inteligente ou contrato digital — é um código de computador autoexecutável desenvolvido para facilitar, efetivar e proteger as operações financeiras no Blockchain.
Contratos inteligentes formalizam negociações entre duas ou mais partes, sem precisar de agentes mediadores. O conceito de smart contract remete à década de 1990 e foi concebido para designar programas de computador aptos a definir normas e penalidades de uma forma tão segura quanto os contratos tradicionais.
Diferencie contratos digitais e físicos
Pode-se dizer que os contratos digitais são ainda mais seguros do que os físicos. Os documentos tradicionais contêm uma linguagem jurídica passível de múltiplas interpretações. Além disso, sua validação depende de terceiros e está sujeita a um sistema judicial público que, muitas vezes, pode ser caro, demorado e ineficiente.
Já os smart contracts são totalmente digitais e escritos em uma linguagem de programação inalterável. Além de estabelecer obrigações e consequências da mesma forma que o documento físico habitual, o código pode ser automaticamente executado. Portanto, é capaz de obter e processar informações referentes à negociação, já tomando as providências conforme as regras do contrato.
A tecnologia Bitcoin populariza-se no mundo inteiro, e saber o que é smart contract tornou-se uma atitude fundamental para compreender como é possível formalizar transações e evitar conflitos no sistema Blockchain.