O Axie Infinity (token: AXS) utiliza o formato “Play-to-earn”, onde as pessoas podem ganhar dinheiro na vida real jogando um jogo virtual, e com o passar do tempo, cada vez mais novos recursos são introduzidos.
No jogo, é possível gerar receita a partir da venda de avatares (Axies), terrenos, cosméticos e consumíveis. Além disso, há taxas quando os jogadores querem aumentar o nível de seus personagens de jogo, jogar em torneios e criar novos ativos.
Por enquanto, estas são as taxas principais no universo Axie:
• Uma taxa de criação, paga em AXS, para criação de Axies.
• Uma taxa de mercado de 4,25% em cima das vendas de ativos do jogo, como: Axies, terrenos e itens de terrenos.
Este modelo de negócio criou na rede Axie uma economia sustentável. Como? Os recém-chegados que desejam jogar precisam comprar Axie NFTs. Enquanto os jogadores que já estão no jogo também são incentivados a criar novos Axies e lucrar com suas vendas.
Estas duas atividades aumentam a demanda pelo token nativo do jogo.
Por consequência do hype em torno do game, há uma demanda crescente por Axies, os tokens comercializáveis do jogo. Isso provocou uma forte alta no preço do seu token, que vem valorizando bastante frente outras altcoins recentemente.
Só a título de comparação, segundo o site oficial de métricas do Axie Infinity, o Axie já gerou mais de 6.000 ETH (cerca de 74 milhões de reais) em receita, sendo 75% disso originados apenas da venda de terrenos no jogo. A boutique de research Delphi Digital chegou a projetar que Axie Infinity fechará o ano com uma receita total ultrapassando a marca de 1 bilhão de dólares.
No ano passado, de acordo com um relatório recente da Newzoo, o mercado global de games gerou cerca de US$ 160 bilhões em receita, representando um crescimento de 9,3% ano a ano. Além disso, a Newzoo projeta que a indústria ultrapassará US$ 200 bilhões em receita em 2023.
Recentemente o token bateu a marca de mais de 500 mil de jogadores ativos diariamente, sendo o Brasil o país da região com uma das maiores atrações pelo fenômeno. Por isso a Foxbit resolveu disponibilizar para negociações em sua plataforma os tokens AXS e SLP, que são usados com focos diferentes no jogo.
Desempenho do token AXS nos últimos 12 meses (até julho/2021):
Só nos últimos 12 meses, AXS valorizou mais de 27.856%. Parece exagero, né?
Vantagens
O diferencial de Axie Infinity é o fato de ser do tipo “Play-to-Earn”, ou seja, os jogadores são remunerados – na criptomoeda do jogo, SLP – pelo tempo que passam jogando.
Para muitas pessoas, a renda gerada pelo jogo ajuda na subsistência, ainda mais nesses tempos de crise gerada pela pandemia de COVID-19. Seja como renda principal ou como renda extra, o fato é que muitas pessoas já passam horas jogando vários jogos semanalmente. Transformar essas horas em algo rentável é unir o útil ao agradável.
Quem são os fundadores?
Axie foi criado em 2018 pela Sky Mavis – uma desenvolvedora de jogos focada em tecnologia, com uma equipe baseada principalmente no Vietnã. Foi co-fundada por Trung Nguyen (atual CEO) e Aleksander Larsen (atual COO).
Nguyen se formou em engenharia de software de computador e trabalhou como engenheiro de software na Anduin Transactions antes de fundar a Axie Infinity.
Aleksander Larsen trabalha com jogos de blockchain desde 2017. Anteriormente, ele trabalhou como oficial de segurança executivo da Organização de Segurança do Governo norueguês e ainda é secretário do Conselho de Administração da Blockchain Game Alliance.
No total, a equipe do Axie Infinity consiste de 25 funcionários em tempo integral – muitos dos quais têm experiência no desenvolvimento de jogos.
Futuro
Tendo em vista o exemplo da Axie, parece que os NFTs podem ser fonte de receita e usados como um investimento – desde que haja uso atraente vinculado a eles.
No futuro, mais plataformas NFT podem buscar alcançar o sucesso do Axie Infinity fazendo algo semelhante ao que fizeram. Em mercados emergentes, investidores chegam até a oferecer bolsas de estudo para jogadores novatos.