Polygon (token: MATIC) é um protocolo que oferece uma estrutura para construir e conectar redes blockchain compatíveis com Ethereum, agregando soluções e dando suporte a um ecossistema Ethereum de várias cadeias.
Basicamente, a Polygon transforma Ethereum em um sistema multi-chain completo (também conhecido como Internet of Blockchains), semelhante a Polkadot, Cosmos, Avalanche, etc., com as vantagens da segurança e do ecossistema vibrante do Ethereum.
Proposto pelo cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, o framework Plasma, usado pela Polygon, permite a fácil execução de contratos inteligentes escaláveis e autônomos.
A estrutura do Plasma dá ao Polygon o potencial de hospedar um número ilimitado de aplicativos descentralizados em sua infraestrutura (atualmente conta com mais de 50 DApps), sem experimentar as desvantagens normais comuns em blocos de Proof-of-Work.
Polygon possui capacidade para até 65.000 transações por segundo, e um tempo de confirmação de bloco respeitável de menos de 2 segundos.
MATIC, o token ERC-20 (rede Ethereum) nativo da Polygon, é usado para serviços de pagamento no Polygon e como moeda de liquidação entre usuários que operam no ecossistema. As taxas de transação nas cadeias laterais Polygon também são pagas em tokens MATIC.
Comercialmente, as chains laterais da Polygon são estruturalmente projetadas para suportar uma variedade de protocolos financeiros descentralizados (DeFi) disponíveis no ecossistema Ethereum.
Desempenho do token MATIC nos últimos 12 meses (até julho/2021):
Só nos últimos 12 meses, a MATIC valorizou mais de incríveis 32.800%!
Vantagens
Ela possui um componente principal (“Polygon SDK”), uma estrutura flexível que oferece suporte à construção de vários tipos de aplicativos, criando qualquer tipo de infraestrutura exigida pelo desenvolvedor.
A estrutura também permite a criação de aplicativos financeiros descentralizados disponíveis globalmente em um único blockchain básico.
Quem são os fundadores?
A Polygon foi fundada por Jaynti Kanani, Sandeep Nailwal e Anurag Arjun, desenvolvedores experientes de blockchain e um consultor de negócios.
Antes de migrar para sua própria rede em 2019, a equipe da Polygon contribuiu bastante para o ecossistema Ethereum.
A equipe trabalhou na implementação do Plasma MVP, do protocolo WalletConnect e do mecanismo de notificação de eventos “Dagger”, amplamente usado no Ethereum.
O atual CEO é o Jaynti Kanani, desenvolvedor full-stack e engenheiro de blockchain, que desempenhou um papel fundamental na implementação de Web3, Plasma e o protocolo WalletConnect no Ethereum, além de experiência prévia como cientista de dados na Housing.com.
Já Sandeep Nailwal é um programador e empresário de blockchain. Antes de iniciar a Polygon, Sandeep atuou como CEO da Scopeweaver e diretor técnico do Welspun Group.
Futuro
O projeto, de Camada 2 (“Layer 2”) e formato Proof-of-Stake, visa estimular a adoção em massa de criptomoedas, resolvendo os problemas de escalabilidade em muitos blockchains, e reduzindo a complexidade de transações de blockchain instantâneas.
Embora a Polygon atualmente suporte apenas a rede de base Ethereum, ela pretende estender o suporte para redes adicionais, com base nas sugestões e consenso da comunidade. Isso tornaria a Polygon uma plataforma de blockchain da camada 2 descentralizada e interoperável.
Quantos MATICs existem em circulação? (julho/2021)
Os tokens MATIC são lançados mensalmente. A MATIC possui um suprimento circulante de 6,45 bilhões de tokens, o que representa 64% do suprimento máximo de 10 bilhões.