DAI é uma stablecoin cujo preço acompanha o preço do dólar no mercado global em 1:1 através de contratos inteligentes que administram a cunhagem e queima do token de acordo com aumento ou diminuição da demanda em relação ao USD.
DAI é uma stable coin (moeda estável) que funciona através do uso de criptomoedas como colaterais em uma proporção superior a 1:1, o que significa que sempre existirá um valor maior depositado como colateral do que a quantidade de DAI em circulação, garantindo a liquidez e valor do ativo para o mercado.
Ainda está confuso? Não se preocupe, vamos explicar direitinho para você.
Quais as vantagens do DAI?
O que é uma stablecoin?
Stablecoins são um tipo de token muito populares no mercado, principalmente em momentos de incerteza ou queda de preço, pois oferecem uma solução de proteção de patrimônio para o investidor, por serem moedas com boa liquidez e uma menor volatilidade de preço em comparação com outros ativos como o Bitcoin, Ethereum, etc.
As stable coins normalmente terão seu preço lastreado a algum outro ativo, que pode ser o dólar (USD), o euro (EUR), o real (BRL) ou o ouro (XAU), por exemplo.
O preço é mantido através de depósitos de outros ativos que servem como colateral, para garantir sua liquidez e valor para os investidores.
Existem stablecoins como USDT ou USDC controlados por uma empresa, de forma centralizada, que alegam possuir reservas em dólar de 1:1 para cada unidade de seu token em circulação.
Como funciona e quem controla DAI?
No caso da DAI, a manutenção do preço é feita de forma automática, através de contratos inteligentes construídos na blockchain do Ethereum, onde as decisões relacionadas ao protocolo são todas realizadas através de um sistema de governança descentralizado chamado DAO (organização autônoma descentralizada) na MakerDAO.
Para participar da governança do protocolo é preciso possuir tokens MKR e votar, com base na sua participação financeira, nas propostas da organização autônoma descentralizada realizadas na plataforma.
Os depósitos que exercem o papel de colateral para legitimar o valor do DAI são realizados em uma proporção superior a 1 para 1. O que significa que sempre existirá mais valor depositado no contrato inteligente, do que em circulação, garantindo que todo investidor consiga resgatar seu valor em outras moedas, caso seja necessário.
Os depósitos podem ser auditados na DAO em questão e também via blockchain, sem a necessidade de confiar em uma empresa como a Tether ou a Circle/Coinbase.
DAI é um token da blockchain Ethereum, no padrão de token fungível ERC-20.
Qual histórico de capitalização de mercado do DAI?
O contrato inteligente sempre irá administrar a queima ou emissão de novos tokens DAI caso a demanda aumente ou diminua, garantindo que seu preço seja estabilizado no mercado através da lei de oferta e demanda.
Sendo assim, diferente da maioria dos criptoativos, sua valorização é normalmente medida com foco na capitalização de mercado (preço x fornecimento circulante) e não do preço unitário, que está diretamente atrelado ao dólar e, portanto, varia conforme o USD em relação aos outros pares.
No gráfico acima conseguimos ver uma tendência clara de aumento da capitalização de mercado do DAI no decorrer do tempo, bem como uma aumento expressivo no volume de negociação (barras na parte inferior do gráfico), o que demonstra um aumento na demanda e no uso do token.
É interessante notar que existe uma correlação sobre a capitalização de mercado das stablecoins com a capitalização total do mercado de criptomoedas.
Onde durante momentos de baixa no mercado, a procura por stablecoins aumenta, com o objetivo de proteção patrimonial.
Em relação ao real, DAI atingiu sua alta histórica no dia 14 de maio de 2020, onde 1 DAI = R$6,01, de acordo com o Coingolive.
Como guardar o token DAI?
Por se tratar de um protocolo construído sobre a blockchain do Ethereum e se tratar de um token que seguem o padrão ERC-20, ele pode ser armazenado com segurança em qualquer carteira ou aplicativo que suporte Ethereum (ETH) e estes modelos de token.
Desde carteiras frias (cold wallets) como Ledger ou Trezor, até carteiras online (hot wallets) como, a mais popular, Metamask para navegador.
Lembre-se sempre de fazer o backup da chave privada e guardá-la em segurança.